![]() |
"... 'cause every little thing is going to be alright" |
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6
Entretanto, neste post vou me ater a letra de "Three Little Birds": com o que você tem se preocupado? Trabalho, faculdade, futuro, amizades, situação financeira? De acordo com Bob, tudo isso vai ficar bem. De acordo também com a Bíblia. Vivemos em um mundo de imediatismo, depressão virou o mal do século, são pouquíssimas pessoas que não dizem estar estressadas em um fim de semestre, por exemplo. Queremos fazer tudo ao mesmo tempo, resolver tudo ao mesmo tempo, carregar o mundo em nossas costas, fazer tudo isso por conta. Sim, por nossa conta, as pessoas não confiam mais nas outras para compartilhar nem suas alegrias, quem dirá seus problemas! E não adianta dizer que não faz parte dessas pessoas, há pelo menos um aspecto da sua vida não compartilhado por mais ninguém. Que preocupações você tem guardado só para você?
Tentar ser independente. Questão de honra, cada vez mais cedo se houve o velho jargão "eu quero ser independente, sair de casa, morar sozinho". Já parou para pensar que a independência não é, em si, algo essencialmente bom? As responsabilidades aumentam, o egoísmo (uma vez que você passa a lutar com mais independência pela sua própria sobrevivencia, e não sobrevivencia de um grupo, como no caso, a família), as preocupações, as contas. Viver em grupo, aprender a suportar aos outros e respeitar as diferenças é sim melhor do que viver independente e só.
Mas o ponto que eu quero chegar não é dependencia dos outros, uma vez que brigas muitas vezes são inevitáveis e as pessoas realmente não são confiáveis, isto portanto, é assunto para outro post. A dependência aqui é a de Deus. A partir do ponto que somos dependentes (trazendo então pra nossa perspectiva em que compreendemos a dependencia dos pais e não compreendemos ainda a dependência de Deus), não precisamos nos preocupar, já que alguém (no caso de Deus alguém infinitamente mais capacitado para resolver nossos problemas que nós mesmos) se preocupa por nós.
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem." Mateus 6:25-28
A Bíblia já fala por si só nesse ponto, não preciso explicar muito... A questão não é de largar mão de trabalho e tudo e esperar que Deus nos sustente , mas sim de saber que temos em quem confiar (alias, a Bíblia fala muito de confiança em Deus e profetiza muitas coisas boas para quem a tem). Deus nunca vai nos pedir para que sejamos independentes dEle, muito pelo contrário. Entretanto podemos sem muito esforço fugir de casa (fugir da dependência de Deus), ignorar a ajuda de Deus, entre outros. Por isso somos instruídos a buscar primeiro o Reino de Deus e estas coisas nos seriam acrescentadas. Deus não nos obriga a depender dEle. Ele deixa você "conquistar" independência se quiser, mas não se esqueça que mesmo quando a responsabilidade ficar insuportável Ele ainda te aceitará como seu dependente.
Pare por um instante e perceba quão ruim é querer ser independente inclusive de Deus e procure voltar para debaixo das asas dEle, entregar de novo a Ele suas preocupações, como um filho pequeno faz sem nenhuma dificuldade com seu pai. Escute novamente os "three little birds" cantando "and be happy"!